Postado em 04 de Março às 11h56

Produtividade: A rotina matinal de sucesso no Japão (só 10 minutos)

Artigos (33)
P&P Consultoria -Desenvolvimento Humano e Organizacional Ter uma rotina matinal é muito bom por vários motivos. Ela ajuda a desenvolver hábitos saudáveis e gerar resultados nos objetivos importantes.  Com...

Ter uma rotina matinal é muito bom por vários motivos. Ela ajuda a desenvolver hábitos saudáveis e gerar resultados nos objetivos importantes. 

Com frequência, ouvimos falar de uma ou outra rotina matinal de sucesso que geralmente é composta de hábitos pessoais, mas não escutamos muito como elas se aplicam no contexto de equipes. Mas, se um ritual matinal é bom para o sucesso individual, por que ele também não seria para o de uma equipe?

Os profissionais japoneses acreditam muito nessa ideia e desenvolveram uma rotina matinal de sucesso para equipes que buscam alta performance. Chamado de "Chorei" ou ?? (pronuncia-se "Tcho-re", sem o "i" no final), essa rotina matinal de sucesso é uma reunião que a empresa toda faz em pé no início do expediente. Ela só dura 10 minutos e é muito efetiva para alinhar a equipe em torno de um objetivo comum todas as manhãs. Assim, acabou se tornando um pilar da cultura corporativa japonesa. Preparar um Chorei é super fácil, mas é bem é diferente de uma reunião semanal da empresa.

 

Por que fazer o "Chorei"?

Enquanto o objetivo de uma reunião em pé geralmente é fazer atualizações sobre o andamento de projetos, remover obstáculos ou delegar as tarefas do dia, o "Chorei" requer a participação de todas pessoas da equipe por várias razões:

  • Para que todos saibam quais são as prioridades da empresa
  • Para compartilhar qualquer novidade importante da organização
  • Para coordenar as agendas de trabalho em equipe
  • Para reforçar os valores ou a visão da empresa e unir todo mundo em torno desses pilares
  • Para que as pessoas ou as equipes compartilhem seus objetivos ou intenções
  • Para ter motivação e produtividade no dia que está para começar

 

Como reproduzir a rotina matinal de sucesso do Japão?

Não há muitas regras para fazer um "Chorei" de sucesso. Assim como em qualquer rotina, a consistência é o mais importante. Pode levar algum tempo para que todas as pessoas se sintam confortáveis com o processo. Por isso, organize as reuniões com uma pauta compartilhada para dar fluidez e evitar pausas desconfortáveis. Cada equipe é cada equipe, então seu "Chorei" deve ser um processo coletivo. Pegue sugestões do seu time sobre o que as pessoas gostariam de testar nessa rotina matinal de sucesso em grupo. Mas algumas coisas são importantes de se ter em mente:

  1. Pontualidade
  2. Limite de tempo de reunião (10-15 minutos, por exemplo).
  3. Foco em gerar motivação para as pessoas irem para o dia!

 

Aqui vão algumas ideias para sair da caixa:

  • Inclua alguma atividade mental breve de acordo com sua realidade (ex.: meditação guiada)
  • Nomeie algumas pessoas por dia para compartilhar suas metas e os objetivos pessoais nos quais estão trabalhando. Em muitos "Chorei", isso é considerado um "treino de oratória" para colaboradores.
  • Compartilhe a visão da liderança para inspirar.
  • Selecione notícias e atualizações relevantes para compartilhar conhecimento.
  • Compartilhe a evolução diária das metas com um gráfico.
  • Cantem juntos um hino ou façam um grito de guerra!
  • Como o objetivo é gerar motivação e uma cultura de equipe, você pode experimentar e explorar diferentes formas de criar esse momento especial antes da rotina.


Podemos aprender muito com outras culturas, e o "Chorei" é o exemplo perfeito de como se inspirar com o sucesso de equipes de outros países. E você, o que está esperando? Tente algo novo e diferente amanhã de manhã na reunião de animação da equipe - algo que vá além da atualização sobre os projetos. O "Chorei" pode ser o toque de energia (tirando o café) que a sua equipe precisa para iniciar o trabalho de forma produtiva todo santo dia!

Por Leah Ryder para Trello

Veja também

ACREDITAR NO PODER DAS PESSOAS23/04 Um dos mitos mais comuns ligados à liderança é a seguinte frase: Ser líder significa mandar em todo mundo e não fazer nenhum trabalho. Calma! Isso não condiz com a realidade ou com qualquer traço de verdade. Os riscos da liderança sempre foram grandes, mas estão ficando cada vez maiores. Hoje, cabe aos líderes não apenas a......
Uma pessoa ruim nunca será um bom profissional16/04 “Uma pessoa ruim nunca será um bom profissional”, afirmou o pai das inteligências múltiplas, Howard Gardner Essa entrevista trouxe reflexões muito interessantes e, com isso, nos deu a possibilidade de amadurecer uma......
Você sabe cooperar e liderar?09/04 A primeira virtude de um líder é ser capaz de ajudar quem está à sua volta a crescer. O seu verdadeiro poder é aquele que faz a semente germinar, o botão da flor desabrochar Liderança é um tema que......

Voltar para NOVIDADES