Postado em 30 de Julho às 11h31

5 lições para liderar amanhã

Artigos (54)
P&P Consultoria - Desenvolvimento Humano e Organizacional Para especialista, a digitalização avançou tanto que será impossível voltar ao que éramos. Será preciso virar a chave do pensamento. A...

Para especialista, a digitalização avançou tanto que será impossível voltar ao que éramos. Será preciso virar a chave do pensamento.

A pandemia trouxe uma série de mudanças e provocou uma antecipação forçada do futuro. Não há como fugir de algumas questões, por exemplo, rever a forma de liderar e a possibilidade enorme de fazê-lo remotamente. E, para isso, virar a chave do funcionamento mental, o mindset. “A digitalização avançou tanto que será impossível voltar ao que éramos”, comenta o especialista de carreiras, Adriano Lima, fundador da AL+ People & Performance Solutions. Em um curto período, empresas tiveram que se reorganizar, redefinir seus modelos de negócios, colocar seus profissionais em trabalho remoto, entre outras ações. Diante de tantos desafios, talvez nunca cogitados, o especialista com mais de 25 anos de atuação em grandes empresas listou cinco lições que os líderes precisam colocar em prática com urgência:


1. APRENDER, APRENDER E APRENDER
Os problemas acontecem o tempo todo e se tornam mais complexos a cada momento. A aprendizagem para os líderes é fundamental. Por isso, um gestor precisa ser exemplo, buscar métodos diferenciados, olhar sob novas perspectivas, enxergar seus talentos e estar aberto a novas ideias e sugestões.


2. O FUTURO É AQUI E AGORA
Estamos em um mundo tecnológico e repleto de possibilidades. Faz parte do papel do líder garantir a produtividade de sua equipe nesse novo contexto. Isso quer dizer requalificar a força de trabalho para o ambiente digital.


3. SABER LIDERAR A SI MESMO
Em um mundo pós-Covid não há espaço para gestores que só sabem gerir. Liderança é a prática de influenciar outras pessoas a atingir os resultados desejados. O PAPEL DO LÍDER NÃO É TER TODAS AS RESPOSTAS, MAS PERMITIR QUE ELAS SEJAM ENCONTRADAS EM CONJUNTO. É necessário saber liderar a si mesmo, entender seus medos e o que é preciso melhorar. Sem o autoconhecimento, não há como seguir organicamente no topo.

 

4. EMPATIA ACIMA DE TUDO
Nessa atmosfera desafiadora criada pelo coronavírus, o líder precisa estar presente. A engrenagem precisa rodar, mas o controle de cobranças não é eficiente. 

Pratique:
• Ao invés de reclamar, apoie;
• ao invés de criticar, oriente;
• ao invés de falar, escute;
• ao invés de julgar, pesquise;
• ao invés de interferir, pergunte;
• ao invés de cobrar, incentive.


5. DE OLHO NO QUE VIRÁ
É mandatório estar preparado para a adversidade a qualquer momento. As transformações exigem adaptação e agilidade. Quebre tabus, desconstrua paradigmas, saia da caixa e incentive que sua equipe faça o mesmo. Lembre-se: mar calmo nunca fez bom marinheiro.


Fonte: Melhor Gestão de Pessoas

Veja também

A IMPORTÂNCIA DO RH ESTRATÉGICO NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO29/06/18 Pesquisa alerta para lentidão nos processos de recrutamento e seleção de candidatos Processos de recrutamento longos, complexos e com retorno muitas vezes demorado estão prejudicando as chances que uma empresa tem de contratar os melhores talentos no mercado. Mesmo com a tecnologia jogando a favor com a área de Recursos Humanos, ainda existem processos que desgastam candidatos......
Habilidades do futuro no radar das empresas20/08 Resiliência, capacidade de aprendizado e adaptabilidade são algumas das competências que os líderes e empreendedores mais buscam nos profissionais. As famosas soft skills precisam estar no radar do contratante e de todo......
Como reduzir o turnover por meio de um processo seletivo de qualidade09/01/19 "Para reduzir o turnover, a empresa deve pensar no bem-estar e na motivação dos colaboradores A alta rotatividade de funcionários em uma empresa, o chamado turnover, é prejudicial para a cultura do negócio, para a......

Voltar para COMPARTILHANDO